NOSSAS MULHERES

O projeto “Territórios da Cultura. Circuito Ocoy-Jacutinga” surge da demanda das mulheres indígenas que vivem nas aldeias e acampamentos do oeste paranaense. “Estamos lutando a muito tempo para fazer uma organização de mulheres para a nossa região e a Associação Comunitária Indigena Ocoy (ACICO) acabou nos ajudando quando aprovou este projeto”.

Quando perguntada sobre porque precisam de uma Organização, Leandra Lopes diz que o dia a dia das mulheres na aldeia é muito difícil, nos acampamentos, mais ainda. “Precisamos de organização para reivindicar junto aos m municípios e ao estado melhores condições de vida, para nós e nosso Povo, A gente quer ter mais mulheres para se organizarem e para ter o diálogo com as mulheres da outra Aldeia e do Acampamento para a gente poder ajudar elas também porque a nossa preocupação também. Acontece muita violência e queremos fazer a organização para ajudar outras mulheres”.

Os trabalhos já estão em andamento, temos três mulheres Guarani responsáveis pela articulação das aldeias e acampamentos, desde o Ocoy Jacutinga até o Tekoha Guasu Guavira. Necessidades das mulheres e o desenho de novos projetos também terão início e contarão com a rede de parceiros que está sendo construída e que envolve órgãos públicos, movimentos sociais e universidades.